Margarete Rapussi
Camara de São Paulo homenageia os 30 anos da CUT by Web Radio Câmara SP
Nesta terça-feira (3), a Câmara Municipal de São Paulo realizou Sessão Solene em homenagem aos 30 anos da CUT, a Central Única dos Trabalhadores. A iniciativa do evento é do vereador Alfredo Alves Cavalcante (PT), o Alfredinho.
O parlamentar reconhece que são 30 anos de lutas, conquistas e transformações na vida dos trabalhadores brasileiros. Alfredinho destaca a história da CUT em São Paulo com papel fundamental no movimento sindical na maior cidade da América Latina.
A Central Única dos Trabalhadores foi fundada em 28 de agosto de 1983, em São Bernardo do Campo, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), evento que reuniu mais de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras.
Após três décadas, a CUT está presente em todos os ramos de atividade econômica do país e se consolida como a maior central sindical do Brasil e a quinta maior do mundo. Os números também são representativos, com quase 3.500 entidades filiadas, mais de sete milhões de associados e mais de 22 milhões de trabalhadores e trabalhadoras na base.
O evento foi realizado no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.