Da redação
Terça, 11 Outubro 2011 – 13:20
CMSP adere ao Programa de Proteção ao Pedestre – Ouça o boletim by radiowebcamarasp
A partir desta terça-feira, a Câmara Municipal de São Paulo passa a participar do Programa de Proteção ao Pedestre, iniciado pela Prefeitura em 11 de maio. Os elevadores do Palácio Anchieta foram envelopados com adesivos que trazem mensagens sobre a campanha. Além disso, no acesso ao piso térreo, foram pintadas faixas de pedestres idênticas às existentes nas ruas.
Para marcar a adesão, o presidente da Câmara recebeu a visita do secretário municipal de Transportes, Marcelo Branco. O vereador José Police Neto disse que é preciso criar uma consciência popular de respeito ao pedestre, com a preferência para a travessia na faixa. Ele também destacou as caminhadas realizadas pela Câmara, sempre no último domingo de cada mês:
CMSP adere ao Programa de Proteção ao Pedestre – Ouça o ver. Police Neto, pres. da Casa by radiowebcamarasp
O desrespeito à preferência ao pedestre pode gerar multa gravíssima, com 7 pontos na carteira, no valor de R$ 191,53.
O secretário Marcelo Branco ressaltou que a campanha já conseguiu reduzir as mortes por atropelamento em 71% após a implantação do programa no Centro e na Avenida Paulista. Segundo ele, o projeto que está sendo ampliado para toda a cidade, com orientação e fiscalização, ajuda a melhorar a circulação sem a necessidade de grandes obras:
CMSP adere ao Programa de Proteção ao Pedestre – Ouça o secretário Marcelo Branco by radiowebcamarasp
Durante o encontro desta terça-feira, também foi discutido um projeto que cria uma rota acessível para pedestres numa área de 2,5 km da região central da cidade, incluindo locais como a Prefeitura, a Câmara e a Praça da Sé.
Uma nova reunião para discutir o assunto deve ocorrer em 10 dias e o presidente do Legislativo, José Police Neto, espera que as adaptações estejam prontas em três meses.