Ericka Perestrelo
Quarta, 11 Dezembro 2013 10:34
Câmara exibe documentário que relembra período de repressão no Brasil by Web Radio Câmara SP
Em comemoração ao Dia Internacional de Direitos Humanos, a Câmara Municipal exibiu o documentário “Repare Bem”, da diretora e atriz portuguesa Maria de Medeiros.
O filme mostra três gerações de mulheres em uma história de sobrevivência, coragem e luta por um mundo mais justo entre Brasil, Chile, Itália e Holanda.
O longa resgata a história de sobrevivência de Denise Crispim e sua filha, Eduarda Ditta Crispim Leite, mulher e filha do militante da luta armada Eduardo Leite, o “Bacuri”, morto aos 25 anos, depois de 109 dias de tortura, em 1970.
“Repare Bem” expõe detalhes não só do martírio de Eduardo, como de torturas sofridas por Denise na mesma época. Grávida, a militante foi colocada na jaula de uma fera no zoológico de São Paulo, que o guardião noturno foi forçado a abrir para os militares que a mantinham prisioneira.
A vereadora Juliana Cardoso (PT), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara ressaltou que exibir esse documentário que remonta o período da ditadura militar é muito importante para manter viva a memória de um episódio obscuro da história do Brasil.
Juliana lembrou também das Comissões da Verdade que foram instaladas com o objetivo de buscar histórias, depoimentos e documentos para tentar esclarecer os relatos de tortura durante a ditadura militar e punir esses torturadores.
O documentário foi vencedor de três prêmios no Festival de Gramado, incluindo o de melhor filme da seção estrangeira para o júri e os críticos.