Margarete Rapussi
Câmara Municipal homenageia Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado by Web Radio Câmara SP
Sessão Solene realizada na noite desta quarta-feira na Câmara Municipal de São Paulo homenageou a Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo com a Medalha Eterno Guerreiro. A iniciativa da homenagem foi do vereador Coronel Camilo (PSD).
Fundada em janeiro de 1993, é uma entidade com personalidade jurídica, de direito privado, sob a forma de sociedade civil, de caráter filantrópico que representa a classe dos Policiais Militares Portadores de Deficiência. O projeto nasceu um ano antes, durante conversa no centro médico da Polícia Militar do Estado de São Paulo entre o 3.º Sargento da Polícia Militar Jefferson Eduardo Patriota dos Santos e o 2.º Tenente da Polícia Militar José Roberto Pinatti, ambos paraplégicos. A princípio, a ideia era criar um Clube de Paraplégicos com a finalidade de procurar resgatar a autoestima do policial militar portador de deficiência.
Há cinco anos na presidente da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo, Elcio Inocente, fala sobre o trabalho realizado pela entidade e como ficou paralítico durante uma ação contra criminosos
Atualmente a Associação conta com aproximadamente trinta e cinco mil associados, dos quais cinco mil são portadores de deficiência. A entidade possui uma clínica de fisioterapia que oferece atendimentos com psicólogos, fonoaudiólogos, terapia ocupacional, assistência jurídica e social.
A Cabo Cruz, da Diretoria de Pessoal da Polícia Militar do Estado de São Paulo, explica como administra os processos de incapacidade física.
O evento foi realizado no Salão Nobre da CMSP.