Câmara Municipal instala a Comissão da Verdade

Da redação

Quinta, 10 Maio 2012 16:42



Câmara instala Comissão da Verdade – Ouça o boletim by radiowebcamarasp

 

A Câmara Municipal instalou hoje a Comissão da Verdade do Município de São Paulo, que vai investigar atos de desrespeito aos direitos humanos praticados durante a ditadura militar.

Na primeira reunião, o vereador Ítalo Cardoso (PT) foi eleito presidente, tendo como vice Gilberto Natalini (PV) e relator dos trabalhos Eliseu Gabriel (PSB).

Também integram a Comissão os vereadores Agnaldo Timóteo (PR), Juliana Cardoso (PT), Jamil Murad (PC do B) e José Rolim (PSDB).

O presidente Ítalo Cardoso anunciou a intenção de preparar um calendário de atividades e de trabalhar em conjunto com as comissões formadas com o mesmo objetivo nos níveis federal e estadual.

Segundo o parlamentar, o ponto de partida será o relatório produzido em 1990 pela CPI que investigou o caso das ossadas encontradas no Cemitério de Perus.


Câmara instala Comissão da Verdade – Ouça o ver. Ítalo CArdoso (PT) by radiowebcamarasp

O vereador Agnaldo Timóteo afirmou que devem ser apurados os excessos cometidos pelos dois lados e destacou a Lei da Anistia, de 1979.



Câmara instala Comissão da Verdade – Ouça o ver. Agnaldo Timóteo ((PR) by radiowebcamarasp

O relator Eliseu Gabriel ressaltou que a apuração dos fatos pode resgatar a história e ajudar na correção de erros cometidos até hoje.



Câmara instala Comissão da Verdade – Ouça o ver. Eliseu Gabriel (PSB) by radiowebcamarasp

A reunião de instalação da Comissão da Verdade foi acompanhada por militantes que se opuseram à ditadura militar.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também