Ericka Perestrelo
Quinta, 08 Março 2012 – 19:41
Seminário sobre HPV – Ouça o boletim by radiowebcamarasp
A Câmara Municipal de São Paulo sediou na noite desta quinta-feira o 1º Encontro Municipal sobre HPV.
Entre as especialistas convidadas para o seminário estavam Albertina Duarte, coordenadora do Programa Integral da Adolescência da Secretaria de Estado da Saúde e Luisa Villa, chefe do Laboratório de Biologia Molecular do CTO ICESP.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano são registrados cerca de 500 mil novos casos desse tipo de câncer.
O HPV é um vírus que afeta homens e mulheres sendo que a transmissão ocorre principalmente na relação sexual sem proteção.
O vereador Gilberto Natalini (PV), organizador do evento, falou sobre a doença.
Seminário sobre HPV – Ouça o ver. Gilberto Natalini (PV) by radiowebcamarasp
A maneira mais eficiente de se proteger contra o HPV é tomar a vacina, que tem 95% de eficácia e é indicada para crianças e jovens, entre 9 e 26 anos, do sexo feminino e masculino.
O ideal é que a vacina seja aplicada antes da iniciação sexual, quando ainda não houve contato com o vírus, mas é importante que todas as pessoas na faixa etária indicada passem por essa imunização.
De acordo com Natalini, a vacina ainda não está disponível na rede pública de saúde, devido ao alto custo e a falta de recurso financeiro do SUS.