Jean Silva
Quinta, 19 Setembro 2013 14:21
Câmara recebe Simpósio sobre dislexia by Web Radio Câmara SP
A Câmara Municipal de SP realizou na manhã desta quinta-feira o II Simpósio Dia Municipal das Pessoas com Dislexia. Foram apresentados os avanços científicos e debatidas ações de conscientização quanto ao distúrbio, que atinge entre 10% e 15% da população, é hereditário, atinge todas as classes sociais e se manifesta ainda na infância, principalmente na sala de aula.
Os principais sintomas são as dificuldades de aprendizado e memória de curto prazo, organização e execução de tarefas complexas e problemas ligados à escrita e à leitura.
Não há medicamentos para a dislexia. O tratamento é feito por profissionais de diferentes áreas: psicopedagogia, fonoaudiologia, psicologia, neurologia, psiquiatria e outros.
Muitos portadores do distúrbio sofrem bulling na escola e acabam abandonando os estudos. Com a autoestima afetada, muitos vão para o mundo do crime em função dessa exclusão social.
O dia 19 de setembro foi incluído no calendário oficial da cidade por iniciativa do vereador Floriano Pesaro (PSDB), autor do PL que cria o Programa de Apoio ao Aluno Portador de Distúrbios Específicos de Aprendizagem Diagnosticado com Dislexia.
Diversos especialistas participaram do simpósio, dentre eles neurologista Abram Topczewski, vice-presidente da Associação Brasileira de Dislexia e diretor clínico do Hospital Albert Eintein, a dra. Ana Beatriz da Silva, Presidente da Associação dos Estudos do Distúrbio do Déficit de Atenção, e a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB).