Jean Silva
Segunda, 19 Agosto 2013 15:24
Camara sedia o I seminário de atendimento a vitimas sociais by Web Radio Câmara SP
A Câmara Municipal de São Paulo realiza nesta segunda-feira o I Seminário de Atendimento a Vítimas Sociais. O objetivo do evento é identificar os principais serviços e apresentar projetos para as áreas que ainda precisam de melhorias no atendimento às vítimas e no combate à violência.
A vice-presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/SP, Dra. Rachel Rocha, destacou a importância do Disque 100, um serviço do governo federal especializado em denúncias de crimes sexuais. Segundo a especialista, em 2011 foram 1.713 notificações de violência contra homossexuais. Em 2012 esse número chegou a 4.851 casos.
A especialista falou sobre a importância de se criarem leis mais enérgicas, em especial para a punição da violência contra a população LGBT, mas que os investimentos em segurança e educação são fundamentais.
Branca Paperetti, coordenadora da Casa Eliana de Grammont, ressaltou que 1 mulher é morta a cada 2 horas no Brasil, principalmente na faixa etária dos 15 aos 24 anos. Esses dados colocam o Brasil em 7º lugar no ranking mundial de femicídio. Ela ressaltou a importância de se criarem ações preventivas e a formação continuada de quem trabalha diretamente com essas situações de violência.
98% das mulheres agredidas conhecem a Lei Maria da Penha e 85% delas não denunciam os agressores por medo de aumentar o risco de violência.
O vereador Ari Friedenbach (PPS), idealizador do Seminário, destacou a criação de um site com dados e serviços regionalizados. Além do novo portal, o parlamentar explicou o que será feito depois desse ciclo de debates.
A Dra. Margarete Barreto, delegada especializada em crimes raciais, fala das principais dificuldades para a punição dos agressores e a importância das denúncias contra casos de violência e discriminação.
As denúncias de violência podem ser feitas em qualquer delegacia de polícia, através do Disque 100 ou nas delegacias especializadas.
Em São Paulo, a Delegacia de Crimes Raciais fica na Av. Brigadeiro Tobias, 527 – 3º andar – Centro. Telefone 3311-3558.
Diversas autoridades e especialistas participam do I Seminário de Atendimento a Vítimas Sociais, que acontece no Salão Nobre da Câmara Municipal até as 17h.