Haisem Abaki
O Programa de Proteção ao Pedestre, realizado pela Prefeitura de São Paulo, passa a funcionar a partir desta segunda-feira nas proximidades de dois corredores de ônibus e dez estações do Metrô. A campanha, iniciada em maio, já é desenvolvida no centro e na região da Avenida Paulista.
A iniciativa prevê uma maior sinalização e a presença de monitores para garantir a prioridade do pedestre na travessia. A aplicação de multas deve começar em agosto, mas a data ainda não foi divulgada.
Pelo Código de Trânsito Brasileiro, o motorista que não dá preferência ao pedestre na faixa comete infração gravíssima e está sujeito a receber multa de R$ 191,54.
Segundo a CET, a meta da campanha é reduzir atropelamentos e mortes de pedestres entre 40% e 50% até 2012. A empresa diz que o número de acidentes nas áreas já atingidas pela chamada Zona de Máxima Proteção ao Pedestre caiu 69% de 11 de maio a 11 de junho na comparação com o mesmo período do ano passado.
Nesta segunda-feira, a campanha estará nos corredores de ônibus 9 de Julho/Santo Amaro e Pirituba/Lapa/Centro. Os orientadores também ficarão perto das estações do Metrô Saúde, Praça da Árvore, Paraíso, Vergueiro, São Joaquim, Tiradentes, Portuguesa-Tietê, Vila Madalena, Santa Cecília e Marechal Deodoro.