Candidatos foram barrados no TRE-SP pela Ficha Limpa e por falta de quitação eleitoral

Vanessa Di Sevo

Terça, 09 Outubro 2012 13:09


TRE/SP barra candidatos com ficha suja – Ouça o boletim by radiowebcamarasp

 

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) negou o registro de 335 candidaturas nas eleições municipais 2012, com base na Lei da Ficha Limpa.

Entre agosto e outubro, o Tribunal julgou 2.787 recursos relativos a registros de candidaturas de todo o Estado, rejeitando a solicitação de 108 candidatos a prefeito, 22 a vice-prefeito e 205 a vereador.

O TRE-SP recusou mais da metade do registros, 60,5%, por improbidade administrativa (199), condenação criminal transitada em julgado (77) e abuso de poder político e econômico (14).

Além da Lei da Ficha Limpa, 599 candidaturas foram negadas por falta de quitação eleitoral e por problemas de filiação partidária.

Segundo a assessoria de imprensa do TRE-SP, alguns candidatos recorreram a outra instância, ao Tribunal Superior Eleitoral.

Propaganda

Também foram julgados 1795 recursos relativos às representações previstas na lei das eleições, como ações sobre propaganda eleitoral antecipada, irregular e direito de resposta.

Somados os registros de candidatura com as ações relacionadas à propaganda, o TRE-SP recebeu 4.592 processos até agora, o que levou a corte eleitoral a aumentar o número de sessões de julgamento em julho e em agosto, passando de 2 para 4 vezes por semana.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também