Célia Bravin
Segunda, 20 Maio 2013 19:56
Centenário do nascimento de Pedro Pomar é comemorado na Câmara Municipal de São Paulo by Web Rádio Câmara SP
O centenário do nascimento do ex-deputado federal e dirigente histórico do PCdoB Pedro Pomar foi comemorado em sessão solene, nesta segunda feira, na Câmara Municipal de São Paulo.
Ele foi um dos três dirigentes comunistas assassinados em 16 de dezembro de 1976 pela ditadura militar. O crime, no qual também foram mortos Ângelo Arroyo e João Batista Drummond, ficou conhecido como a Chacina da Lapa, em São Paulo.
A iniciativa da homenagem foi do vereador Orlando Silva (PCdoB). Segundo o parlamentar, a celebração é ao mesmo tempo uma forma de preservar a memória da luta democrática no país.
O presidente Nacional do PC do B, Renato Rabelo, também ressaltou a importância que Pedro Pomar teve na luta pela democracia no Brasil
Logo após a cerimônia, foi lançada a biografia “Pedro Pomar – ideias e batalhas” do jornalista e pesquisador da Fundação Maurício Grabois, Osvaldo Bertolino.
O livro faz um relato cronológico da vida de Pedro Pomar.
Pedro Pomar foi enterrado com nome falso no Cemitério Dom Bosco, em Perus, na região noroeste da cidade de São Paulo. Somente em 1980, a família conseguiu localizar e trasladar seus restos mortais para Belém do Pará.
A sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento de Pedro Pomar reuniu várias lideranças partidárias na Câmara Municipal de São Paulo.