Éricka Perestrelo
Quarta, 28 Agosto 2013 12:02
Cidadão é vital na prevenção de enchentes by Web Radio Câmara SP
São Paulo produz em média 18 mil toneladas de lixo todos os dias. Desse número, cerca de 10 mil toneladas são geradas nas residências e é composta por cascas de frutas, verduras, restos de comidas, produtos deteriorados, jornais, revistas, garrafas, embalagens em geral, papel higiênico, fraldas descartáveis e uma grande diversidade de outros itens. Segundo dados da prefeitura, 80% dessa sujeira ainda é despejada em lixões a céu aberto.
Isso mostra que o paulistano precisa aprender a lidar melhor com o lixo para não acabar com a própria saúde e com o meio ambiente.
O lixo é o principal responsável por inúmeras enchentes que acontecem na cidade. Mas não vai para lá sozinho. Ainda que seja um papel de bala ou um sofá de três lugares, o efeito é o mesmo. Tudo isso acumulado gera uma montanha de resíduos que bloqueia o escoamento da água
O coordenador da Divisão Técnica de Engenharia Sanitária e Recursos Hídricos do Instituto de Engenharia, João Jorge da Costa, explicou que educação ambiental, aliada a bons serviços de coleta e varrição podem contribuir muito.