CMSP discute atendimento a pessoas com Síndrome de Down

Da redação

Sexta, 05 Abril 2013 17:15


Atendimento a portadores de Down – Ouça o boletim by Radiowebcamarasp65

 

A Câmara Municipal de São Paulo sediou nesta sexta-feira o Seminário Inclusão Social – Síndrome de Down, que discutiu políticas públicas para pessoas que têm o problema.

O distúrbio genético é causado pela presença de um cromossomo 21 extra, gerando algumas dificuldades de habilidade cognitiva e de desenvolvimento físico.

O Brasil tem cerca de 300 mil pessoas nessas condições e estima-se que a cada ano 8 mil bebês nascem com Down, dos quais 50% sofrem de problemas cardíacos.

O encontro realizado na Câmara reuniu especialistas, familiares de pacientes, profissionais da educação e parlamentares.

A educadora da rede municipal Valdirene dos Santos Oliveira Barbosa, que atende um menino de 9 anos com Down, disse que queria aprender mais.


Atendimento a portadores de Down – Ouça Valdirene Barbosa by Radiowebcamarasp65

A advogada Maria Aparecida da Silva Cabral, que tem um sobrinho-neto de 15 anos com Síndrome de Down, afirmou que, apesar das restrições, a criança consegue levar uma vida tranquila.


Atendimento a portadores de Down – Ouça Maria Ap. Cabral by Radiowebcamarasp65

A psicóloga Sônia Casarin, diretora do S.O.S. Down, destacou que é possível avançar mais na inclusão dos pacientes.


Atendimento a portadores de Down – Ouça Sônia Casarin by Radiowebcamarasp65

O geneticista e pediatra Zan Mustacchi, uma das maiores autoridades mundiais no assunto, explicou que um bom exame pré-natal ajuda no diagnóstico e orientou os pais sobre outras formas de identificar a síndrome.


Atendimento a portadores de Down – Ouça Zan Mustacchi by Radiowebcamarasp65

O deputado estadual Marco Aurélio (PT), um dos organizadores do evento, disse que é necessário adotar políticas públicas federais para esse segmento, assim como ocorreu em relação ao autismo.


Atendimento a portadores de Down – Ouça o dep. Marco Aurélio (PT) by Radiowebcamarasp65

O vereador Paulo Fiorilo (PT), que também foi promotor do seminário, informou que os resultados da discussão serão encaminhados à Prefeitura.



Atendimento a portadores de Down – Ouça o ver. Paulo Fiorilo (PT) by Radiowebcamarasp65

Segundo especialistas que estiveram no seminário, situações em que a mulher tem gravidez precoce ou tardiamente, especialmente após os 35 anos, estão entre as principais causas da Síndrome de Down.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também