CMSP discute criação de centro médico para crianças dependentes de ventilação mecânica

Margarete Rapussi

Quinta, 13 Junho 2013 16:50


CMSP discute criação de centro médico para crianças dependentes de ventilação mecânica by WebRadioCamaraSP7

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude discutiu nesta quinta-feira a criação de um centro médico municipal para atender jovens que dependem de ventilação mecânica para sobreviver.

O projeto, desenvolvido há três anos pelo cirurgião toráxico Rodrigo Sandenberg, propõe a implantação da unidade, que também receberia crianças usuárias de marcapasso.

Foram apresentados vídeos que mostraram as condições de pacientes que necessitam de ventilação mecânica.

Números do Ministério da Saúde do ano passado mostram que cerca de oito mil pessoas ficaram paraplégicas ou tetraplégicas e dependerão da utilização de um marcapasso diafragmático.

Rodrigo Sandenberg, pioneiro no Brasil na realização desse tipo de cirurgia, explica que o aparelho consegue tirar o paciente da ventilação mecânica, que provoca grande índice de infecções respiratórias. No entanto, ele revela que o Brasil ainda não dispõe do equipamento.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude, vereador George Hato (PMDB), ressaltou a seriedade da proposta e aposta num esforço conjunto que permitirá a viabilidade do projeto.

Na próxima quinta-feira, a Comissão vai se reunir com conselheiros tutelares para discutir problemas do segmento.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também