Ericka Perestrelo
Sexta, 07 Dezembro 2012 19:26
Encontro Consciência Negra – Ouça o boletim by radiowebcamarasp
A Escola do Parlamento da Câmara Municipal promoveu, nesta sexta feira, um debate sobre a violência contra a juventude negra na cidade de São Paulo.
De acordo com o Mapa da violência 2012, enquanto a taxa de homicídios de brancos no país caiu 24,8% de 2002 a 2010, a da população negra cresceu 5,6% no mesmo período.
Em 2002, morriam assassinados, proporcionalmente, 65,4% mais negros do que brancos. Oito anos depois, foram vítimas de homicídio no Brasil 132,3% mais negros do que brancos.
Ainda segundo o estudo, a situação mais grave é observada em oito Estados, onde a morte de jovens negros ultrapassa a marca de 100 homicídios para cada 100 mil habitantes. São eles: Alagoas, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso, Distrito Federal, Bahia e Pará.
A análise por municípios é ainda mais preocupante: em Simões Filho, na Bahia, e em Ananindeua, no Pará, são registrados 400 homicídios de jovens negros por 100 mil habitantes.
Participaram da mesa de discussões integrantes da Secretaria Nacional da Juventude, Movimento Mães de Maio, Grupo de Trabalho da Campanha contra o Genocídio da Juventude Negra, Comissão de Direitos Humanos da Câmara e Fórum Hip Hop de São Paulo.