Comissão da Verdade apresenta denúncia de Claudio Guerra na CMSP

Dimig Seidenberger

Terça, 23 Abril 2013 17:10


 
Comissão da Verdade apresenta denúncias de Claudio Guerra – Ouça o boletim by webradiocamarasp

 

A Comissão da Verdade Vladimir Herzog apresentou, nesta terça-feira, na Câmara Municipal, o depoimento gravado em vídeo do ex-delegado do período da Ditadura Militar e autor do livro Memórias de uma Guerra Suja, Claudio Guerra.

As declarações foram feitas ao presidente da Comissão da Verdade, vereador Gilberto Natalini (PV), no escritório do advogado de Claudio Guerra, na Grande Vitória, no Espírito Santo.

Em seu depoimento, o ex-delegado fez várias denúncias e citou nomes de pessoas que participaram diretamente das torturas e execuções no Regime Militar. Ele declarou ter executado pelo menos três pessoas em São Paulo, quando serviu à Procuradoria Geral da República a partir de 1973 até a extinção do Serviço Nacional de Informações (SNI), órgão de apoio ao governo militar.

O vereador Gilberto Natalini disse que o depoimento acrescentou fatos novos ao trabalho da Comissão, que deve continuar ouvindo outras pessoas que participaram efetivamente da repressão naquela época.

 

O ex-delegado Claudio Guerra se dispôs a vir a capital paulista para colaborar com as investigações.

 

Entre os convidados para prestar esclarecimentos, estão o ex-ministro Delfim Neto e o coronel da reserva Carlos Alberto Ustra. A Comissão da Verdade da Câmara dos Vereadores assinou um convênio com a Comissão Nacional da Verdade para que eles sejam convocados.

Durante a reunião desta terça-feira também foi aprovado requerimento para a criação de um memorial às vítimas do Regime Militar – proposta apresentada pelo presidente da Comissão de Justiça e Paz, da CNBB, Antonio Funaro.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também