Comissão da Verdade ouve advogados sobre violações na ditadura

Da redação

Quinta, 26 Julho 2012 17:41



Comissão da Verdade ouve advogados – Ouça o boletim by radiowebcamarasp

 

A Comissão da Verdade Vladimir Herzog, da Câmara Municipal, que investiga violações aos direitos humanos em São Paulo durante o regime militar, ouviu nesta quinta-feira dois advogados de presos e perseguidos políticos.

O primeiro a falar foi Idibal Pivetta, que também é autor teatral e teve peças censuradas quando usava o pseudônimo de César Vieira.

O depoente disse que o escritório de advocacia dele defendeu cerca de 700 militantes, incluindo líderes da União Nacional dos Estudantes presos em 1968 durante um congresso em Ibiúna, no interior paulista.

Idibal Pivetta também prestou informações sobre a própria prisão, relatou casos de tortura e destacou o papel da Comissão da Verdade.


Comissão da Verdade ouve advogados – Ouça o ex-preso político Idibal Pivetta by radiowebcamarasp

Em seguida, falou o advogado e ex-deputado federal Aírton Soares, que questionou a legalidade de processos e julgamentos na Justiça Militar baseados em confissões obtidas com a prática de tortura.



Comissão da Verdade ouve advogados – Ouça o ex-dep. fed. Airton Soares by radiowebcamarasp

Os depoimentos foram ouvidos pelos vereadores Ítalo Cardoso (PT), Gilberto Natalini (PV), Eliseu Gabriel (PSB), Jamil Murad (PC do B) e Agnaldo Timóteo (PR).

Durante o encontro, foi anunciada a assinatura de um acordo de cooperação técnica com a Comissão Nacional da Verdade para mútua colaboração na apuração de violações aos direitos humanos no período da ditadura.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também