Da redação
Terça, 26 Março 2013 16:27
Reinstalação da Comissão da Verdade – Ouça o boletim by Radiowebcamarasp64 1
A Comissão da Verdade Vladimir Herzog foi reinstalada nesta terça-feira na Câmara Municipal de São Paulo com o objetivo de investigar casos de violações aos direitos humanos no período do regime militar iniciado em 1964.
Na primeira reunião, foram definidos os três principais cargos com a eleição de Gilberto Natalini (PV) para a presidência, Juliana Cardoso (PT) como vice e Mário Covas Neto (PSDB) para a relatoria.
Também integram o colegiado os vereadores José Police Neto (PSD), Laércio Benko (PHS), Ricardo Young (PPS) e Rubens Calvo (PMDB).
A meta inicial é dar continuidade aos trabalhos da Comissão da Verdade que funcionou no segundo semestre de 2012 e aprovou o relatório final em dezembro passado.
Entre os encaminhamentos indicados naquele documento estão a criação de um banco de dados sobre indigentes e a investigação de novos casos suspeitos envolvendo ossadas.
O relatório da primeira Comissão também sugere a coleta de mais depoimentos que esclareçam o financiamento de empresários à ditadura militar.
O presidente da nova Comissão da Verdade, vereador Gilberto Natalini, disse que pretende renovar o convênio com a Comissão Nacional da Verdade.
Pelo acordo, um dos objetivos é trazer à Câmara Municipal o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, citado em vários depoimentos de vítimas de tortura.
Reinstalação da Comissão da Verdade – Ouça o ver. Gilberto Natalini (PV) by Radiowebcamarasp64 1
O relator Mário Covas Neto afirmou que as parcerias com as comissões instaladas nos níveis nacional e estadual vão permitir um avanço nas conclusões sobre o período entre 1964 e 1985.
Reinstalação da Comissão da Verdade – Ouça o ver. Covas Neto (PSDB) by Radiowebcamarasp64 1
O projeto aprovado em plenário fixa o prazo de funcionamento do colegiado até 16 de maio de 2014, o mesmo estipulado para as atividades da Comissão Nacional da Verdade.
A Comissão da Verdade Vladimir Herzog fará reuniões quinzenais, sempre às terças-feiras, às 11h, na Sala Sérgio Vieira de Mello, na Câmara Municipal de São Paulo.