Da redação
Quinta, 31 Maio 2012 17:38
Comissão questiona GCM sobre maus tratos a moradores de rua – Ouça o boletim by radiowebcamarasp
Vereadores, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e líderes comunitários denunciam maus tratos da Guarda Civil Metropolitana a moradores de rua.
Os supostos casos de truculência foram discutidos hoje em reunião da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais, na Câmara Municipal.
O promotor Eduardo Ferreira Valério disse que não houve acordo para a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta e informou que vai tomar providências contra a GCM.
Comissão questiona GCM sobre maus tratos a moradores de rua – Ouça o promotor Eduardo Valério by radiowebcamarasp
Presente à reunião, o inspetor João Paulo Guilherme dos Santos rebateu as acusações e afirmou que a orientação do comando é para um atendimento humanizado.
Comissão questiona GCM sobre maus tratos a moradores de rua – Ouça o inspetor João Paulo Guilherme by radiowebcamarasp
A coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde, Rosângela Elias, disse que os investimentos aumentaram nos últimos quatro anos, mas admitiu que é preciso avançar mais no atendimento à população de rua.
Convidados, os representantes da Secretaria de Assistência Social e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) não compareceram ao encontro.
O padre Júlio Lancelotti, da Pastoral do Povo de Rua, criticou a ausência.
Comissão questiona GCM sobre maus tratos a moradores de rua – Ouça o pade Julio Lancelotti by radiowebcamarasp
A vereadora Juliana Cardoso (PT), que presidiu a reunião, anunciou que a Comissão pretende visitar órgãos da Secretaria de Assistência Social e o SAMU na próxima terça-feira.
Comissão questiona GCM sobre maus tratos a moradores de rua – Ouça a ver. Juliana Cardoso (PT) by radiowebcamarasp
Na semana que vem, a Comissão de Direitos Humanos também deve votar um requerimento convocando a Secretaria de Assistência Social e o SAMU para esclarecimentos sobre a política de atendimento a moradores de rua, em reunião a ser realizada no dia 21 de junho.