Comissão de Educação, Cultura e Esportes promove fórum para discutir a prevenção contra as drogas

Margarete Rapussi

Segunda, 24 Junho 2013 16:52



Comissão de Educação, Cultura e Esportes promove fórum para discutir a prevenção contra as drogas by Web Rádio Câmara SP9

O Fórum para Elaboração Democrática do Plano Municipal de Prevenção e Combate ao Crack e outras Drogas na Cidade de São Paulo foi realizado nesta segunda-feira no Salão Nobre da Câmara Municipal. O objetivo do evento, promovido pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes, foi reunir opiniões e propostas de agentes da sociedade organizada e do poder público para estabelecer as diretrizes do programa.

O presidente do Fórum, vereador Jean Madeira (PRB), explica que a proposta é ouvir a sociedade civil e pessoas que trabalham com dependentes químicos e que já apresentaram resultados positivos livrando milhares de jovens do mundo das drogas. “O objetivo é a elaboração do Plano Municipal de Prevenção às Drogas com intuito de colocar em prática um plano de ação imediata para ajudar os que já são dependentes e prevenir as crianças, jovens e adolescentes de jamais entrar no mundo das drogas. É um caminho de ida e para muitos sem volta”, explica o parlamentar.

Mansueto Peixoto, da Associação Comunitária Unidos do Jardim Iporã, localizada no Grajaú, participou do Fórum com a meta de encontrar um caminho para melhorar o trabalho de reeducar quem foi buscar ajuda. “Há oito anos trabalho com pessoas de todas as classes sociais que procuram amparo. Durante este tempo já recuperamos 562 pessoas que foram entregues às suas famílias”, conta. Peixoto revela que, após convencer, resgata adultos nas ruas da cidade e encaminha para sua associação. “Oferecemos um programa cristão e buscamos ajuda da sociedade civil quanto à arrecadação de alimentação e vestuário”. Mansueto Peixoto conta que entra em contato com a família e incentiva que não abandone seu parente.

O filho de Mansueto Peixoto relata que viveu a história das drogas de perto. Atualmente com 35 anos, Mansueto Jansons Peixoto foi dependente por dez anos. “Eu sempre queria sair, mas dependia somente da minha força de vontade. A importância da família é fundamental, não podemos ficar sozinhos. Abra seu coração e peça ajuda sempre”. Mansueto revela que há dois anos está “limpo”.

Uma agenda será criada pelos integrantes do Fórum para visitas a escolas, ruas e comunidades da cidade para falar sobre a importância de prevenir e combater o uso do crack.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também