Comissão de Educação pretende discutir uso de computadores no processo pedagógico da rede municipal de ensino

Éricka Perestrelo

Terça, 21 Maio 2013 11:24

 


Comissão de Educação pretende discutir uso de computadores no processo pedagógico da rede municipal by Web Rádio Câmara SP

 

No Brasil, o desafio de incorporar a tecnologia ao ambiente escolar no setor público ainda parece ser grande.

Uma pesquisa das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), divulgada no ano passado pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil, mostrou que comparando com as escolas particulares, a proporção de computadores instalados nas salas de aula da rede pública é 5 vezes menor.

Preocupada com essa situação, a Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, pretende trazer o tema para discussão no colegiado.

O vereador Paulo Reis (PT), presidente da Comissão, afirmou que é preciso cobrar uma resposta da prefeitura.

A pesquisa apontou que ainda que todas as escolas municipais e estaduais possuam pelo menos um computador, o número de equipamentos por aluno revela uma limitação para o seu uso efetivo.

O professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Moacir Munhoz Alavarse, ressaltou que um limitador para a integração das TIC ao processo pedagógico é o fato do computador e da internet raramente estarem acessíveis ao professor e aos alunos.

Em sala de aula, a atividade mais aplicada pelos professores são os exercícios para a prática do conteúdo exposto.

Nas escolas públicas, apenas 21% dos educadores promovem essas atividades com o uso do computador e da internet.

Uma nova pesquisa deve ser divulgada no mês de junho. A expectativa é que esses números melhorem e que o computador esteja mais presente no dia-a-dia de alunos e professores.

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