Éricka Perestrelo
Terça, 21 Maio 2013 11:24
Comissão de Educação pretende discutir uso de computadores no processo pedagógico da rede municipal by Web Rádio Câmara SP
No Brasil, o desafio de incorporar a tecnologia ao ambiente escolar no setor público ainda parece ser grande.
Uma pesquisa das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), divulgada no ano passado pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil, mostrou que comparando com as escolas particulares, a proporção de computadores instalados nas salas de aula da rede pública é 5 vezes menor.
Preocupada com essa situação, a Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, pretende trazer o tema para discussão no colegiado.
O vereador Paulo Reis (PT), presidente da Comissão, afirmou que é preciso cobrar uma resposta da prefeitura.
A pesquisa apontou que ainda que todas as escolas municipais e estaduais possuam pelo menos um computador, o número de equipamentos por aluno revela uma limitação para o seu uso efetivo.
O professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Moacir Munhoz Alavarse, ressaltou que um limitador para a integração das TIC ao processo pedagógico é o fato do computador e da internet raramente estarem acessíveis ao professor e aos alunos.
Em sala de aula, a atividade mais aplicada pelos professores são os exercícios para a prática do conteúdo exposto.
Nas escolas públicas, apenas 21% dos educadores promovem essas atividades com o uso do computador e da internet.
Uma nova pesquisa deve ser divulgada no mês de junho. A expectativa é que esses números melhorem e que o computador esteja mais presente no dia-a-dia de alunos e professores.