Comissão de Justiça e Paz faz 40 anos

Célia Bravin

Segunda, 12 Novembro 2012 13:40



40 anos da Comissão da Justiça – Ouça o boletim by radiowebcamarasp

 

Para comemorar os 40 anos da Comissão Justiça e Paz de São Paulo (CJPSP), nesta segunda-feira, acontece o encontro Memória e Compromisso, no Tuquinha, auditório ao lado da PUC.

A festa com depoimentos e debates vai até às 22h30, com entrada livre e gratuita.

A Comissão Justiça e Paz, da Arquidiocese de São Paulo, é um dos mais importantes instrumentos da redemocratização do país e da luta pelos direitos humanos.

Os mais importantes temas da cidade serão debatidos, como a escalada da violência, criminalização dos movimentos sociais e apoio à Comissão da Verdade.

O encontro foi proposto por Margarida Genevois, militante dos Direitos Humanos com o cardeal Dom Odilo Scherer.

Foram convidados os fundadores da Comissão, presidentes, conselheiros e membros como José Gregori, Dalmo Dalari, Helio Bicudo, Antonio Candido de Mello e Souza, e outros.

A comissão foi criada há 40 anos por iniciativa do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, resistindo e lutando contra as violações dos direitos humanos durante a ditadura militar.

Amparou e protegeu centenas de presos, torturados, perseguidos políticos e seus familiares da repressão policial do regime ditatorial.

A Comissão de Justiça e Paz lutou também pela revogação da Lei de Segurança Nacional, pela Anistia, pela redemocratização do país, pelo voto direto, pela criação da Ouvidoria de Polícia no Estado de São Paulo e pela Defensoria Pública no Estado de São Paulo e sua Ouvidoria.

Serviço

40 anos Comissão de Justiça e Paz

9h às 12h30 e das 19 às 22h30

Auditório Tuquinha – ao lado da PUC, na rua Bartira, esquina da rua Monte Alegre -, com entrada livre e gratuita.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também