Comissão de Meio Ambiente da CMSP ouve diretor de empresa que armazena material radioativo

Célia Bravin

Quarta, 28 Novembro 2012 15:51



Comissão discute lixo radioativo – Ouça o boletim by radiowebcamarasp

 

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo ouviu Valter Mortágua, diretor da INB – Indústrias Nucleares do Brasil sobre o trabalho de descontaminação de material radioativo no terreno da empresa.

Valter garantiu, nesta quarta-feira, que não há risco de contaminação radiológico no lençol freático, porque a concentração é pequena de material radioativo.

Para afastar o perigo, Mortágua fez comparação do terreno com as areias escuras da Praia de Guarapari, no Espírito Santo, ricas em monazita, com poder medicinal e alto teor de radioatividade.


Comissão discute lixo radioativo – Ouça o diretor da INB, Valter Mortágua by radiowebcamarasp

A área, um depósito de material radioativo localizado em Interlagos, Zona Sul de São Paulo tem 60 mil m².

Do total, 5 mil m² já foram descontaminados, 18 mil m² estão em fase de limpeza e o restante do terreno não apresenta mais contaminação.

As frações minerais que estão sendo retiradas do terreno serão levadas para local onde se faz extração de minérios e, eventualmente, o material pode ser reutilizado no mercado.

Mesmo com o trabalho de descontaminação, o presidente da Comissão do Meio Ambiente, vereador Gilberto Natalini (PV) defende que o resíduo fique sob custódia do governo federal.



Comissão discute lixo radioativo – Ouça o ver. Gilberto Natalini (PV) by radiowebcamarasp

O vereador disse que a fiscalização por parte da Câmara continua.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também