Da redação
Sexta, 23 Setembro 2011 – 12:19
Comissão de Meio Ambiente vistoria Center Norte – Ouça o boletim by radiowebcamarasp
A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo vai pedir medições para detectar a possível presença de gás metano no entorno do Shopping Center Norte e saber se há risco de vazamento e explosão. O anúncio foi feito pelo presidente da Comissão, vereador Gilberto Natalini (PV), após vistoria realizada no empreendimento na manhã desta sexta-feira. Segundo ele, é preciso garantir a segurança de locais como o Terminal Rodoviário do Tietê e outros prédios da região:
Comissão de Meio Ambiente vistoria Center Norte – Ouça o vereador Natalini (PV) by radiowebcamarasp
O Center Norte está recebendo multas diárias da Cetesb no valor de R$ 17.450 desde a última terça-feira.
A substância, que não é tóxica, está presente no subsolo em razão de um lixão que funcionou no local antes da inauguração do shopping, que ocorreu em 1984.
Nas medições realizadas no piso nesta sexta-feira, não foi constatada a existência do material, mas no subsolo do empreendimento a situação ainda preocupa as autoridades ambientais.
O vereador Gilberto Natalini também disse que a Câmara pretende apurar a demora na tomada de medidas de controle, já que a Cetesb havia alertado para o problema em 2004:
Comissão de Meio Ambiente vistoria Center Norte – Ouça o vereador Natalini (PV) by radiowebcamarasp
A direção do Center Norte anunciou que, em 40 dias, o shopping terá nove bombas de extração de gás metano para retirar a substância do subsolo, filtrá-la e lançá-la na atmosfera. Hoje, somente um equipamento desse tipo está em funcionamento no local.
A Cetesb, que acompanhou a vistoria, informou que as multas vão prosseguir e podem ser renovadas por mais 30 dias, com o dobro do valor atual.
A vistoria desta sexta-feira foi realizada pelos vereadores Gilberto Natalini (PV), Sandra Tadeu (DEM) e Marta Costa (DEM). Técnicos da Prefeitura e da empresa contratada pelo shopping para retirar o gás metano também acompanharam a visita.
Por enquanto, o Center Norte está autorizado a funcionar normalmente, mas o movimento de consumidores vem apresentando queda nos últimos dias.