Ericka Perestrelo
Terça, 24 Setembro 2013 15:03
Comissão discute renovação de outorga do Sistema de Abastecimento Cantareira by Web Radio Câmara SP
Nesta terça-feira, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara, se reuniu com especialistas para discutir a renovação de outorga do Sistema de Abastecimento Cantareira, prevista para agosto do ano que vem.
Atualmente, a capacidade do Sistema Cantareira é de 36 metros cúbicos de água por segundo. Desses, fornece 31 para a capital e região metropolitana e 5 para o Comitê PCJ, que abrange as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
O vereador Aurélio Nomura (PSDB), presidente da comissão, ressaltou que é imprescindível que a cidade de São Paulo comece a discutir essa questão, já que no ano que vem o volume de água que o município recebe pode ser alterado.
De acordo com Hélio Rubens, assessor da Diretoria Metropolitana da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo), o sistema é considerado uma questão estratégica, porque garante não só o abastecimento público, mas também o desenvolvimento econômico da região. Para ele o tempo de vigência da outorga deve ser estendido.
Já o vice-presidente do Comitê de Bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí, Marco Antonio Santos, defende que enquanto o governo não concluir ações para suprir a demanda, o prazo deve ser mais curto para garantir que o abastecimento dos cerca de 3,5 milhões de moradores das cidades que compõem a Bacia do PCJ não seja comprometido.
Seica Ono, do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), explicou que essa mobilização antecipada é fundamental para entrar num consenso, já que todas as regiões tiveram um aumento populacional e a disponibilidade do sistema continua sendo de 36 metros cúbicos por segundo.
Devido a importância do assunto, a Comissão de Meio Ambiente vai estudar a criação de uma Subcomissão para discutir a renovação da Outorga do Sistema Cantareira.