Célia Bravin
Quarta, 26 Outubro 2011 – 15:48
Atraso na limpeza do terreno da Nuclemon – Ouça o ver. Gilberto Natalini (PV) by radiowebcamarasp
A Comissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo fez um balanço da vistoria nas dependências da antiga empresa Nuclemon, atual Indústrias Nucleares do Brasil (INB), e também das ações realizadas para dar um destino correto a cerca de 80 toneladas de material radioativo armazenadas num galpão.
O terreno, localizado na rua Miguel Yunes, na zona sul, vem sendo limpo de forma muito vagarosa. O cronograma de descontaminação está atrasado um ano e deverá ser concluído somente daqui a 12 meses.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereador Gilberto Natalini (PV), esclareceu que além da vistoria no terreno, já foram enviados ofícios, feita uma série de articulações e até reunião com o Procurador da República, Adilson Prudente, responsável pelo caso.
Natalini alertou que o grande problema é que não há sequer um local, em todo o território brasileiro, tecnicamente adequado para receber rejeitos radioativos.
Atraso na limpeza do terreno da Nuclemom – Ouça o ver. Natalini (PV) by radiowebcamarasp
Segundo o vereador Gilberto Natalini, o Governo Federal, que é o responsável pela energia nuclear, indicou que somente em 2015 haverá um depósito nacional para armazenar resíduos radioativos.
Segundo ele, a escolha do local onde será construído este depósito é outro grande problema, pois nenhum Estado da Federação aceita receber os rejeitos, e por isso, a solução terá que partir do Congresso Nacional.
O parlamentar falou sobre o que foi deliberado na reunião desta terça-feira.
Atraso na limpeza do terreno da Nuclemom – Ouça o ver. Natalini (PV) by radiowebcamarasp
Natalini reclamou do atraso na limpeza do terreno contaminado e advertiu que a INB não pode brincar com a vida e saúde das pessoas. Ele lembrou que na região estão localizados grandes templos religiosos e conjuntos habitacionais, além de água subterrânea.