Vanessa Di Sevo
Quarta, 10 Outubro 2012 14:56
Comissão do Meio Ambiente quer aumentar áreas verdes em SP – Ouça o boletim by radiowebcamarasp
A Comissão de Meio Ambiente debateu, na reunião desta quarta-feira, o desafio de transformar a cidade de São Paulo e o prédio da Câmara Municipal em ambientes mais verdes e saudáveis.
Integrantes da ONG Floresta Urbana, que trabalha na inserção de natureza nas cidades, apresentaram projetos e estudos sobre o assunto.
Jörg Spangenberg, diretor técnico da organização, declara que o aumento de vegetação dentro do município pode trazer benefícios que somam R$ 4 bilhões por ano.
Ele explica que, a economia ocorreria em razão da diminuição de enchentes por conta do aumento da permeabilidade do solo, de uma maior eficiência energética com a redução da temperatura média em edifícios e o sequestro de carbono.
O vereador Gilberto Natalini (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente, demonstrou otimismo em relação à mudança de consciência da população, que na opinião dele é bastante lenta.
Natalini explica que tivemos sempre a cultura de ir até a natureza buscar as coisas e que é necessário promover uma grande revolução, que faça as pessoas enxergarem que não é assim.
O secretário de Infraestrutura da Câmara Municipal, Rodrigo Ravena, participou da reunião e explicou as mudanças pelas quais o Palácio Anchieta está passando, com foco na sustentabilidade.
Segundo Rodrigo Ravena, há um processo de intervenção para o prédio inteiro.
No entanto, afirmou ele, o maior problema hoje é que o centro da cidade é muito quente e o prédio, da maneira como foi construído, não é para os trópicos.
Na avaliação dele, racionalizar o uso do ar-condicionado é a maior dificuldade encontrada no projeto de diminuir o consumo de energia elétrica da Casa.
Rodrigo Ravena aprova a ideia dos jardins verticais da Floresta Urbana.
De acordo com o secretário de Infraestrutura da Câmara Municipal, isso pode ser a solução para a ampliação da área verde no entorno do Palácio Anchieta, principalmente no edifício garagem que integra a estrutura da Câmara.