Jean Silva
Segunda, 09 Setembro 2013 14:39
Comissões da Verdade se reúnem na Câmara para troca de informações by Web Radio Câmara SP
Na manhã desta segunda-feira a Comissão Municipal Vladimir Herzog se reuniu com integrantes das Comissões Nacional e Estadual da Verdade para trocar informações e traçar diretrizes comuns para continuar as investigações dos casos de tortura no Brasil.
A troca dos nomes de ruas com nomes de agentes da ditadura e colaboradores do regime militar foi um dos temas do encontro. Em São Paulo foi promulgada este ano a lei 15.717 que permite a troca quando se tratar de autoridades que violaram os direitos humanos. A primeira alteração foi na rua Dr. Sérgio Fleury, localizada na Vila Leopoldina, que passou a ser denominada rua Frei Tito.
O vereador Gilberto Natalini (PV), presidente da Comissão Municipal, destacou também a restituição simbólica dos mandatos de 42 vereadores cassados em São Paulo durante os anos de ditadura, dos quais apenas Moacir Longo ainda é vivo.
O presidente da Comissão Nacional da Verdade, José Carlos Dias, disse que no dia 30 de setembro será realizada uma reunião conjunta com todas as Comissões que investigam casos de abusos ligados ao regime militar, para que seja elaborado um relatório completo sobre os crimes praticados durante a ditadura.
O deputado estadual Adriano Diogo (PT), presidente da Comissão Estadual da Verdade, lembrou os casos de médicos legistas do Instituto Médico Legal, que forjavam Atestados de Óbito, acompanhavam as sessões de tortura e até mesmo comercializavam partes dos corpos das vítimas.
Diversas autoridades e representantes de Comissões independentes participaram da reunião, dentre eles o jurista Dalmo Dallari, presidente da Comissão da Verdade da USP, Rosalina de Santa Cruz, presidente da Comissão da Verdade da PUC, Milton Belintani, presidente da Comissão da Verdade do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos.