Da redação
A 10ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo, realizada nesta quarta-feira, no Memorial da América Latina, terminou com a divulgação de uma Carta Compromisso que estabelece uma série de ações ambientais.
A principal delas é a proposta de um Plano Municipal de Resíduos, priorizando a redução e a reciclagem do lixo eletrônico.
O documento também pede o descarte adequado de medicamentos, o reaproveitamento de entulho e a coleta de óleo de cozinha usado para a correta destinação do produto.
Na carta, o vereador Gilberto Natalini (PV), que presidiu a Conferência promovida pela Câmara Municipal, diz que vai acompanhar os trabalhos do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do Conselho Superior de Meio Ambiente da Fiesp e do Comitê Municipal de Mudança do Clima e Ecoeconomia de São Paulo.
O evento reuniu autoridades, ambientalistas, educadores, empresários e representantes de organizações não governamentais para discutir a diminuição da “Pegada de Carbono”. O termo serve para dar uma estimativa de quanto dióxido de carbono uma pessoa produz, levando em conta fatores como o combustível utilizado, o meio de transporte e a distância percorrida.
Durante o encontro, a Prefeitura de São Paulo e a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) assinaram um acordo para a realização de um projeto-piloto de coleta, triagem e reciclagem de lixo eletrônico na cidade.
O convênio prevê inicialmente a instalação de dez pontos de coleta de resíduos eletrônicos no prédio da Câmara, na sede da Abrelpe e em oito parques, que serão definidos pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
Conferência Ambiental e Plano Municipal de Resíduos – Ouça o boletim by radiowebcamarasp7