Da redação
Neste feriado de 7 de setembro, as repartições públicas e os serviços municipais e particulares terão seus horários de funcionamento alterados.
As agências bancárias e os postos do Poupatempo, por exemplo, não vão abrir durante a comemoração da Independência do Brasil.
Já os transportes da cidade irão funcionar em regime diferenciado. Os ônibus municipais e intermunicipais funcionarão com 50% da frota de um dia útil.
O Metrô vai operar com intervalos tradicionais de um domingo.
As linhas da CPTM irão passar por reformas, o que causará maior intervalo entre os trens ao longo do dia.
Os hospitais, prontos-socorros e os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) funcionarão o dia todo. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Ambulatórios de Especialidades irão fechar neste 7 de setembro.
As feiras-livres, segundo a Prefeitura, funcionarão nos locais e horários habituais. Os mercados municipais e os sacolões também estarão abertos neste feriado.
Apenas a agência dos Correios do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, abrirá nesta quarta-feira, das 9h às 17h. Nos demais dias da semana do feriado, o funcionamento das unidades será normal.
Feriado: o que abre e o que fecha – Ouça o boletim by radiowebcamarasp10
Confira abaixo o que abre e o que fecha em São Paulo nesta quarta-feira, dia 7.
Bancos
As agências bancárias não funcionam nesta quarta. O atendimento será retomado na quinta-feira (8) no horário habitual.
Transportes
Segundo a Prefeitura de São Paulo, o sistema de transporte coletivo por ônibus circulará nesta quarta com 50% da frota utilizada nos dias úteis. As linhas intermunicipais também funcionarão desta forma.
Metrô
O Metrô de São Paulo irá circular neste dia 7 de setembro como em um domingo normal. Os trens circularão com um intervalo maior do que nos dias úteis. No entanto, segundo a companhia, haverá trens reserva nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, para o caso de necessidade.
CPTM
Devido a obras de infraestrutura nas vias, os trens de algumas linhas circularão com intervalos maiores. Na Linha 8-Diamante, as obras acontecerão das 8h até as 20h, entre as estações Júlio Prestes e Itapevi. A Linha 9-Esmeralda também funcionará com maiores intervalos entre as 9h30 e às 19h. Os trens da Linha 11-Coral vão operar em regime especial durante todo o dia. Na Linha 12-Safira, as obras acontecerão das 23h30 de terça-feira (6) até as 3h30 de quarta.
Saúde
Os hospitais, prontos-socorros e os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) funcionarão o dia todo. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Ambulatórios de Especialidades irão fechar neste 7 de setembro.
Poupatempo
Os postos fixos e móveis do Poupatempo e o Disque Poupatempo ficam fechados na quarta-feira e voltam a trabalhar normalmente em seus horários habituais na quinta.
Correios
Apenas a agência do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, abrirá nesta quarta-feira. Ela funciona das 9h às 17h. Nos demais dias da semana do feriado, o funcionamento das unidades será normal.
Shoppings
As praças de alimentação e as áreas de lazer dos shoppings de São Paulo funcionam na quarta-feira com o horário de um domingo – das 11h às 22h. No caso das lojas de varejo, o ponto é facultativo, com horário de funcionamento das 14h às 21h.
Procon
Os postos de atendimento pessoal dentro das unidades do Poupatempo na Sé, Santo Amaro e Itaquera não abrem na quarta. O atendimento por telefone também não funcionará. O atendimento será retomado na quinta-feira em horário normal.
Abastecimento
As feiras livres, segundo a Prefeitura, funcionarão nos locais e horários habituais.Os mercados municipais e os sacolões também estarão abertos neste feriado.
Assistência Social
Os abrigos e casas de acolhida vão funcionar sem interrupção. A Loja Social, o Centro de Referência de Assistência Social, a Coordenadoria de Assistência Social, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social e o Centro de Referência de Cidadania do idoso não funcionarão nesta quarta.
Educação
Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) só abrirão para atividades culturais, de lazer e esporte.
Esportes
As unidades dos Clubes da Cidade abrirão apenas para as atividades de lazer, esporte e recreação.
Cultura
De acordo com a Prefeitura, a Capela do Morumbi, a Casa do Bandeirante, a Casa Modernista, a Casa do Tatuapé, a Casa do Grito, o Centro Cultural São Paulo, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, a Galeria Olido, o Monumento à Independência, o Museu do Teatro Municipal, os Ônibus Bibliotecas, o Pavilhão das Culturas Brasileiras, o Sítio da Ressaca, o Sítio Morrinhos e os teatros Cacilda Becker e João Caetano estarão abertos ao público neste feriado.
Não abrirão, segundo a Prefeitura, o Beco do Pinto, as bibliotecas de bairro, a Biblioteca Mário de Andrade, os Bosques da Leitura, a Casa da Imagem e do Som, a Casa do Sertanista, o Arquivo Histórico Municipal, a Escola Municipal de Bailado, a Escola Municipal de Iniciação Artística, a Escola Municipal de Música, a Solar da Marquesa de Santos, os teatros Alfredo Mesquita, Artur Azevedo, Décio de Almeida Prado, Flávio Império, Marins Penna, Paulo Eiró e Zanoni Ferrite.
O Teatro Municipal estará aberto para as visitas monitoradas pré-agendadas.