Jean Silva
Terça, 14 Janerio 2014 12:04
Conselho Municipal de Trânsito vai analisar ampliação do rodízio municipal by Web Radio Câmara SP
Nesta quarta-feira, o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte vai discutir o estudo feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego de ampliação do rodízio municipal de veículos.
A proposta inclui 371 quilômetros de vias na atual área de restrição de circulação de veículos e atingiria vias arteriais dos bairros, como a avenida Aricanduva , a Radial Leste e avenida Brás Leme.
O rodízio permaneceria com as mesmas regras: dois finais de placa diariamente ficam proibidos de circular na área de restrição, de segunda a sexta-feira das 7h às 10h e das 17h às 20h.
A mudança seria a inclusão de 35 novos eixos, cerca de 400 vias, na área de rodízio, que atualmente abrange 150 quilômetros quadrados do Centro Expandido.
A maior parte das vias incluídas são classificadas como Vias Arteriais Tipo I, que fazem ligação entre os bairros e possibilitam macros deslocamentos.
Essas avenidas possuem pista dupla, duas ou mais faixas de tráfego por sentido e interseção.
Para não prejudicar a circulação entre os bairros, seria permitido cruzar e circular por pequenos trechos das vias com restrição.
Com a maior capilaridade do rodízio, uma simulação feita em computadores mostrou que haveria um ganho de 8,5% na velocidade média na cidade, de 18,9 km/h para 20,5 km/h, com diminuição de 13% na lentidão.
Nas vias arteriais, o ganho de velocidade registrado é maior, de cerca de 12%, somado a 20,3% de diminuição de filas.
Na Marginal Pinheiros, o fluxo de veículos se tornaria 7,5% mais rápido e os motoristas enfrentariam filas 8,2% menores.