Jean Silva
Segunda, 02 Dezembro 2013 11:23
Construção de aeroporto em Parelheiros gera polêmica entre moradores by Web Radio Câmara SP
Em Audiência Pública realizada pela Comissão Permanente de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente na última sexta-feira (29/11) no CEU Parelheiros, os moradores da zona sul se mostraram divididos quanto à construção de um aeroporto particular.
O motivo da polêmica é que a região concentra a maior parte de vegetação virgem da cidade, cerca de 300 m² de área verde por morador, enquanto a média da cidade é de 3 m² por pessoa.
Em nome da preservação ambiental, muitos moradores contrários à construção do novo aeródromo se uniram a ambientalistas, pois o bairro está localizado próximo a uma Área de Preservação Ambiental, com mananciais que fornecem 30% da água potável consumida em São Paulo.
Outros moradores favoráveis ao empreendimento acreditam que a economia local será impulsionada. Segundo o subprefeito Adilson de Oliveira, estima-se que sejam criados 5 mil novos empregos.
Para o vereador Alfredinho (PT), que presidiu a audiência, é preciso se chegar a um meio termo entre o desenvolvimento da região e a preservação do meio ambiente.
Segundo o projeto, o aeroporto será construído numa área que não possui vegetação nativa e já possui autorização da Associação Nacional de Aviação Civil – ANAC para entrar em operação.
O empreendimento precisa ser autorizado pela prefeitura, que no mês de agosto vetou a iniciativa por não atender à lei de uso e ocupação do solo. A empresa responsável pela construção recorreu da decisão e aguarda a manifestação do judiciário.
Mais sobre o PDE em: www.saopaulo.sp.leg.br/planodiretor