Célia Bravin
Segunda, 12 Março 2012 – 13:37
Corrupção e atuação das polícias são temas do curso Repórter do Futuro – Ouça o boletim by radiowebcamarasp
O cientista político Guaracy Mingardi, diretor científico do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente (Ilanud), foi o convidado da aula deste sábado, dia 10, do curso “Descobrir São Paulo: Descobrir-se Repórter”, realizado na Câmara Municipal de São Paulo.
Mingardi debateu com os alunos de jornalismo as denúncias de corrupção e de uso indevido de força nas polícias Civil e Militar em São Paulo.
Segundo ele, a maneira com que a polícia usa sua força está diretamente relacionada às decisões do Executivo.
Ele aponta como exemplo o caso do brasileiro Jean Charles, assassinado por engano pela polícia britânica, mundialmente conhecida por ser uma das menos violentas do mundo.
Mingardi avalia que, por medo do terrorismo, o governo britânico decidiu pisar no acelerador e deu errado.
Ao falar sobre os casos envolvendo corrupção, ele classificou de ineficiente o atual modelo de Corregedoria.
Segundo o diretor científico do Ilanud, a Corregedoria deveria ser uma coisa à parte, porque, por ser um colega investigando o outro, muitas vezes a investigação não vai adiante.
O vereador Claudinho de Souza (PSDB) defendeu as corporações afirmando que é uma minoria corrupta que faz um estrago muito grande para a população.
O parlamentar lembrou que, embora a segurança pública seja atribuição do governo estadual, um convênio firmado entre a Prefeitura e o Estado permite que os policiais prestem serviços ao município.
A Operação Delegada, como ficou conhecida a parceira, foi regulamentada por meio de lei aprovada na Câmara Municipal, em 2011.