Da redação
Especialistas em acessibilidade sugerem que a Prefeitura de São Paulo assuma a conservação das calçadas e cobre do contribuinte o valor do serviço. A proposta foi apresentada nesta terça-feira, durante sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito da Acessibilidade, na Câmara Municipal.
Hoje, a responsabilidade pela manutenção cabe ao proprietário de cada imóvel, que fica sujeito a receber multa em caso de irregularidade.
A municipalização das calçadas foi defendida por Silvana Serafino Cambiaghi, secretária-executiva da Comissão Permanente de Acessibilidade da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida:
CPI da Acessibilidade e as calçadas – Ouça a sec. exec. Silvana Serafino Cambiaghi by radiowebcamarasp9
Representantes do Instituto dos Arquitetos do Brasil e de outras entidades presentes à reunião também declararam apoio à municipalização das calçadas.
O presidente da CPI da Acessibilidade, vereador Gilberto Natalini (PV), disse que é preciso discutir os custos com a sociedade, mas afirmou que a padronização é uma necessidade:
CPI da Acessibilidade e as calçadas – Ouça o vereador Gilberto Natalini (PV) by radiowebcamarasp9
A Prefeitura de São Paulo realiza desde 2005 o Programa Passeio Livre, que prevê a recuperação pelo município de calçadas em vias consideradas estratégicas. Segundo dados da Secretaria de Coordenação de Subprefeituras, em seis anos foram reformados 570, dos 800 quilômetros incluídos no projeto.
CPI da Acessibilidade e as calçadas – Ouça o boletim by radiowebcamarasp9