Dia da Consciência Negra é uma homenagem à Zumbi dos Palmares

Ericka Perestrelo

Segunda, 19 Novembro 2012 08:19



Dia da Consciência Negra – Ouça o boletim by radiowebcamarasp

 

No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra. O Decreto Lei que inseriu oficialmente o feriado no calendário de eventos da cidade de São Paulo foi sancionado em janeiro de 2004 pela então prefeita Marta Suplicy.

A data coincide com a morte de Zumbi dos Palmares (1655-1695) e os ideais de liberdade que o líder negro representa.

Zumbi, considerado herói da resistência antiescravagista, foi o grande líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, o maior da história do Brasil, que durou mais de 60 anos e chegou a abrigar cerca de 20 mil pessoas.

Este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravagista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil.

De acordo com dados do IBGE, a capital paulista concentra a maior população afrodescendente fora da África, estimada em 3,2 milhões de pessoas.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também