Documentário exibido na Câmara Municipal de São Paulo mostra vida de ex-sem-teto

Vanessa Di Sevo

Segunda, 17 Setembro 2012 19:35


Documentário exibido na CMSP mostra a vida de ex-sem tetos – Ouça o boletim by radiowebcamarasp

 

Em novembro de 2002, um prédio de 22 andares, na Rua Brigadeiro Tobias, número 700, virou lar de 400 famílias de sem-teto.

O nome do edifício é Prestes Maia. Os que viveram lá o chamam de Tobias.

“Tobias 700, A História de Uma Ocupação” virou documentário, exibido na noite desta segunda-feira, integrando a programação da 1ªMostra Cultural da Escola do Parlamento, De Fora para Dentro – Uma Ocupação Poética da Câmara Municipal de São Paulo.

Durante 15 meses, o documentarista Daniel Rubio registrou em vídeo a rotina dos sem-teto.

Seis anos depois, Daniel se encontra novamente com algumas das pessoas que lembram da época da ocupação do prédio, localizado na região Central.

Os personagens estão em trajetórias diferentes: há quem já conseguiu um chão de terra, na periferia; outros esperando ainda ocupar prédios no centro e até os que alcançaram o sonho casa própria.


Documentário exibido na CMSP mostra a vida de ex-sem tetos – Ouça um trecho do filme by radiowebcamarasp

A 1ª Mostra Cultural da Escola do Parlamento reuniu no prédio da Câmara literatura, exposição fotográfica, exibição de documentários, instalação de uma casa sem-teto, sarau e poesias, retratando o cotidiano de quem procura moradia digna nos escombros de prédios vazios do centro de São Paulo.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também