Margarete Rapussi
Dois bairros da zona norte da capital são homenageados em sessão solene by Web Radio Câmara SP
Durante sessão solene, realizada na noite desta quarta-feira, na Câmara Municipal de São Paulo dois bairros situados na Zona Norte da capital foram homenageados. Jaçanã, com cem mil habitantes, está completando 143 anos de existência e o bairro do Tremembé, localizado ao pé da Serra da Cantareira, 123 anos. As homenagens são iniciativas do parlamentar Conte Lopes (PTB).
O Tremembé tem um forte vínculo de participação comunitária entre suas entidades, das quais vale destacar o Lions e o Rotary locais e a paróquia São Pedro, que costumam se integrar para realizar ações.
Abriga o Instituto Florestal, onde está o Horto Florestal, criado no final do século XIX por Albert Löfgren. A partir daí também se atinge um dos núcleos do Parque da Cantareira, reserva de Mata Atlântica que pertence à Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo.
Já o bairro do Jaçanã situa-se em uma região originária das rotas dos bandeirantes e era conhecida por Sítio Guapira, mas terminou por se chamar Jaçanã, nome de um pássaro de peito vermelho, que existia em grande número naquela região. O bairro concentra também importante e diversificado comércio. Tem o Hospital São Luiz Gonzaga com várias especialidades médicas e o Museu do Jaçanã, que guarda toda a história do bairro. O Jaçanã é um bairro tradicional, rico em histórias e conquistas, e que tem muitos problemas para serem enfrentados. O lugar ficou imortalizado na música Trem das Onze, de autoria de Adoniran Barbosa, gravada pelos Demônios da Garoa.