Ericka Perestrelo
Segunda, 15 Outubro 2012 14:15
Óperas inéditas no Theatro Municipal – Ouça o boletim by radiowebcamarasp
Até o dia 21 de outubro, o Theatro Municipal de São Paulo apresenta pela primeira vez na capital paulista duas óperas alemãs, do início do século 20.
As tradicionais montagens “Violanta”, de Erich Wolfgang Korngold e “Uma Tragédia Florentina” de Alexander von Zemlinsky são encenadas em sequência.
Em comum, as duas tragédias se passam na Itália, têm enredo com triângulos amorosos e um marido traído chamado Simone, porém, os finais são distintos.
O experiente maestro Luis Gustavo Petri assina a regência e direção musical dos espetáculos, que têm como diretor geral o dramaturgo Felipe Hirsch em parceria com Daniela Thomas e Felipe Tassara.
A Orquestra Sinfônica Municipal se apresenta com o Coral Lírico em “Violanta”, acompanhando a soprano Eiko Senda no papel-título, o barítono Rodrigo Esteves na interpretação do marido traído e o tenor Martin Muehle que vive Don Alfonso, o príncipe de Nápoles.
Violanta decide se vingar do príncipe, convencendo seu marido, Simone, a matá-lo, depois que a irmã dela se suicida por não ter o amor correspondido por Don Alfonso.
Mas a heroína acaba se apaixonando pelo nobre e Simone acaba matando a própria esposa por engano.
Em “Uma Tragédia Florentina”, a soprano Céline Imbert é Bianca, esposa de Simone, interpretado pelo barítono Federico Sanguinetti.
Simone é um comerciante que descobre que a mulher o trai com um príncipe.
O trio Felipe Hirsch, Daniela Thomaz e Felipe Tassara já apresentaram no Theatro Municipal as óperas “O Castelo do Barba Azul”, em 2006 e “Rigoletto”, em 2011.
Serviço
Óperas: “Violanta” e “Uma Tragédia Florentina”
Dias 13, 16, 18 e 20 de outubro, às 20h; dia 21, às 17h.
Theatro Municipal de São Paulo.
Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro
Ingressos: R$ 40,00 a R$ 100,00