Ericka Perestrelo
Quarta, 16 Outubro 2013 15:10
Empresas instaladas na ZL terão até 20 anos de isenção de impostos by Web Radio Câmara SP
A zona leste da capital paulista é a região da cidade com o menor número de empregos por habitante. Para tentar reverter esse quadro, o prefeito Fernando Haddad criou o Projeto de Lei 569/2013, que cria incentivos fiscais na região, e que foi debatido em audiência pública da Comissão de Política Urbana, nesta quarta-feira.
O objetivo do projeto é direcionar investimentos e geração de empregos em regiões de baixo número de postos de trabalho, fazendo com que a população desses bairros não precise se deslocar para o centro.
De acordo com o vereador Paulo Frange (PTB) serão 20 anos de isenção total do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e redução do ISS (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) para 2%.
Para o vereador Paulo Fiorilo (PT) esse é um primeiro passo para melhorar a qualidade do emprego na zona leste da cidade.
O projeto faz parte do novo texto do Plano Diretor. Segundo, Alexandre Lopes, da Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico, o PL pode aumentar significativamente a quantidade de novos empregos na região.
A Comissão também debateu, nesta quarta-feira, a desapropriação da área conhecida como Chácara do Jockey, localizada na zona sul da capital, para instalação de um parque municipal.
Segundo Carlos Antonio de Almeida, diretor de esportes do Clube Pequeninos do Jockey, a medida é fundamental já que a população da região não tem opções de áreas de lazer.
O local possui uma das maiores dívidas de IPTU da cidade. Para o vereador Andrea Matarazzo (PSDB), presidente da comissão, a criação do parque seria uma permuta ao pagamento da dívida.
Matarazzo ressaltou também que o colegiado vai solicitar junto a prefeitura informações para saber o valor atual da dívida.