Encontros sobre psoríase e vitiligo reúnem 2 mil pessoas na Câmara

Da redação

Segunda, 10 Outubro 2011 – 12:47



Congresso sobre psoríase e vitiligo – Ouça o boletim by radiowebcamarasp


Cerca de duas mil pessoas participaram neste sábado do 7º Encontro Nacional e do 9º Encontro Municipal de Psoríase, além do 4º Encontro de Vitiligo. Os eventos, realizados na Câmara Municipal de São Paulo, foram promovidos pelo vereador Gilberto Natalini (PV) e pelo diretor do Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase, Cid Sabbag.

Profissionais de saúde, pacientes e familiares discutiram o tema “A pessoa com psoríase e vitiligo e a família”, com o objetivo de auxiliar e esclarecer dúvidas sobre as duas doenças. Para isso, foram programadas palestras com a participação de médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e esteticistas.

Para Gilberto Natalini, autor do Projeto de Lei 286/2007, que institui o Programa Municipal de Psoríase, o evento é um exemplo de conhecimento técnico e também de inclusão social. Ele destacou que muitas pessoas sofrem preconceito porque nem todos sabem que essas patologias não são contagiosas.

A psoríase e o vitiligo são doenças de pele que, além dos danos à saúde, afetam as relações do paciente pela falta de informação que gera discriminação. Durante o encontro, foi realizado um desfile de moda com portadores das doenças para passar a mensagem “Psoríase e vitiligo não têm cura. Preconceito tem”.

A psicóloga Rosa Maria Macedo, do Núcleo de Família e Comunidade da PUC/SP, ressaltou que o papel da família é fundamental para preservar a qualidade de vida do paciente:


Congresso sobre psoríase e vitiligo – Ouça a psicóloga Rosa Macedo by radiowebcamarasp

O dermatologista Cid Sabbag disse que a informação deve ser multiplicada para garantir uma vida normal aos portadores de psoríase e vitiligo.


Congresso sobre psoríase e vitiligo – Ouça o dermatologista Cid Sabbag by radiowebcamarasp

Ao final do evento, foi apresentada uma Carta-Compromisso com a proposta de organizar a terapia familiar em grupo e criar um centro municipal de tratamento na zona sul, por emenda do vereador Natalini.

No balanço deste ano, constam a abertura de um centro de psoríase na Penha, na zona leste, além da impressão de 300 mil cartilhas com orientações sobre as duas doenças.

2 Contribuições

Sayure D. Santos

Opa! muito bom seu artigo, já até me inscrevi no seu Blog. Aproveita e dá uma passada no meu artigo também, acredito que será muito útil. Grata!!

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também