Da redação
Segunda, 10 Outubro 2011 – 12:47
Congresso sobre psoríase e vitiligo – Ouça o boletim by radiowebcamarasp
Cerca de duas mil pessoas participaram neste sábado do 7º Encontro Nacional e do 9º Encontro Municipal de Psoríase, além do 4º Encontro de Vitiligo. Os eventos, realizados na Câmara Municipal de São Paulo, foram promovidos pelo vereador Gilberto Natalini (PV) e pelo diretor do Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase, Cid Sabbag.
Profissionais de saúde, pacientes e familiares discutiram o tema “A pessoa com psoríase e vitiligo e a família”, com o objetivo de auxiliar e esclarecer dúvidas sobre as duas doenças. Para isso, foram programadas palestras com a participação de médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e esteticistas.
Para Gilberto Natalini, autor do Projeto de Lei 286/2007, que institui o Programa Municipal de Psoríase, o evento é um exemplo de conhecimento técnico e também de inclusão social. Ele destacou que muitas pessoas sofrem preconceito porque nem todos sabem que essas patologias não são contagiosas.
A psoríase e o vitiligo são doenças de pele que, além dos danos à saúde, afetam as relações do paciente pela falta de informação que gera discriminação. Durante o encontro, foi realizado um desfile de moda com portadores das doenças para passar a mensagem “Psoríase e vitiligo não têm cura. Preconceito tem”.
A psicóloga Rosa Maria Macedo, do Núcleo de Família e Comunidade da PUC/SP, ressaltou que o papel da família é fundamental para preservar a qualidade de vida do paciente:
Congresso sobre psoríase e vitiligo – Ouça a psicóloga Rosa Macedo by radiowebcamarasp
O dermatologista Cid Sabbag disse que a informação deve ser multiplicada para garantir uma vida normal aos portadores de psoríase e vitiligo.
Congresso sobre psoríase e vitiligo – Ouça o dermatologista Cid Sabbag by radiowebcamarasp
Ao final do evento, foi apresentada uma Carta-Compromisso com a proposta de organizar a terapia familiar em grupo e criar um centro municipal de tratamento na zona sul, por emenda do vereador Natalini.
No balanço deste ano, constam a abertura de um centro de psoríase na Penha, na zona leste, além da impressão de 300 mil cartilhas com orientações sobre as duas doenças.
como faco para participar desta palestra
Opa! muito bom seu artigo, já até me inscrevi no seu Blog. Aproveita e dá uma passada no meu artigo também, acredito que será muito útil. Grata!!