Estudo da USP revela que a exposição de recém-nascido a poluentes predispõe à asma na vida adulta

Da redação

Segunda, 13 Agosto 2012 10:39



USP realiza pesquisa sobre efeitos dos poluentes nos recém-nascidos – Ouça o boletim by radiowebcamarasp

 

Testes com camundongos realizados pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP mostram que a exposição de recém-nascidos a poluentes ambientais acarreta, na vida adulta, uma predisposição do indivíduo às doenças alérgicas e infecciosas, como a asma.

O estudo, encabeçado pela farmacêutica Karen Tiago dos Santos, sob a orientação da professora Soraia Katia Pereira Costa, do Departamento de Farmacologia, utilizou camundongos na primeira semana de vida, mantidos durante 15 minutos, em três dias alternados, em um ambiente com baixa concentração de poluentes.

De acordo com a professora, essa idade equivale à de um adulto jovem, na faixa dos 20 aos 30 anos.

Os resultados mostram que os animais expostos ao poluente apresentaram uma reação alérgica mais exacerbada quando comparados ao grupo que não foi exposto ao mesmo ambiente.

A professora Soraia Costa explica que isso significa que qualquer estímulo ambiental mínimo vai desencadear uma reação inflamatória pulmonar, alérgica ou não, muito mais intensa.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também