Ex-integrantes da Ação Libertadora Nacional falam à Comissão da Verdade da CMSP

Vanessa Di Sevo

Segunda, 17 Setembro 2012 19:26



Comissão da Verdade – Ouça o boletim by radiowebcamarasp

 

A Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo ouviu, nesta segunda-feira, dois ex-militantes da ALN, Ação Libertadora Nacional, grupo formado por Carlos Marighella, em 1968, de oposição à ditadura no Brasil.

Cloves Castro, preso e torturado, durante dois anos e meio, disse que a história dele é como a de muitos que padeceram no período mais repressivo do regime militar.

Concordou em falar à Comissão, para que a atual geração conheça a fração da história em que direitos políticos e individuais foram cassados.

Passados mais de 40 anos, tudo valeu a pena, segundo ele.


Comissão da Verdade – Ouça o sr. Cloves Castro, preso e torturado pela Ditadura Militar by radiowebcamarasp

A jornalista Rose Nogueira e o marido Luiz Roberto Closet, foram presos, em 1969, acusados de oferecer a residência para reuniões da organização.

Reuniões com a presença de Marighella.


Comissão da Verdade – Ouça a jornalista Rose Nogueira, vítima de perseguição militar by radiowebcamarasp

Para o relator, vereador Eliseu Gabriel (PSB), a intenção da Comissão é ouvir depoimentos que ajudam o País a seguir um caminho mais justo e menos violento.


Comissão da Verdade – Ouça o ver. Eliseu Gabriel (PSB) by radiowebcamarasp

A Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo, semanalmente, convida pessoas que compartilham de suas experiências de resistência à ditadura militar.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também