Da redação
Segunda, 30 Janeiro 2012 – 13:50
Filme “Bem-vindo a Sao Paulo – Ouça o boletim by radiowebcamarasp
O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Police Neto (PSD), e o professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) Rubens Machado Junior debateram neste sábado, 28, na Cinemateca Brasileira, a capacidade de multiplicidade de leituras da cidade de São Paulo, tanto na produção artística quanto no poder público.
O debate teve como foco o conteúdo do filme “Bem-Vindo a São Paulo”, produzido pelo crítico de cinema e criador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Leon Cakoff, que morreu em outubro do ano passado.
No filme, 12 cineastas brasileiros e estrangeiros lançam seus olhares, por meio de suas câmeras, para a cidade de São Paulo.
Na avaliação do professor Rubens Machado, o filme mostra que São Paulo desafiou os diretores de diferentes formas.
Segundo ele, a produção de Cakoff, que apresenta olhares recém-chegados sobre São Paulo, pode ser inserida no contexto histórico da produção cinematográfica paulistana, que teve o imigrante como ator fundamental.
Rubens Machado explica que isso gerou uma série de produções problemáticas, em que a cidade é constantemente interpretada sob a sombra de outras metrópoles.
Para o vereador Police Neto, as dimensões de São Paulo fazem com que, do ponto de vista da administração pública, seja difícil a comparação com outras metrópoles.
O parlamentar diz que é necessário estudar a cidade e lembra que, essa capacidade de analisar a cidade, fazer leituras e debate dialético é ainda muito recente.