Fundação Procon ensina correntistas sobre os direitos bancários

Da redação

Quarta, 18 Julho 2012 14:12



Procon orienta correntistas sobre seus direitos – Ouça o boletim by radiowebcamarasp

 

A Fundação Procon alerta sobre os direitos de um correntista em relação à instituição bancária.

De acordo com o artigo 2º da Resolução 3919 do Banco Central do Brasil, ao optar pelo Pacote de Serviços Essenciais, a pessoa tem direito a retirar nos caixas eletrônicos dois extratos, gratuitos, contendo toda a movimentação dos últimos 30 dias.

Além disso, a verificação por meio da internet ou do serviço de atendimento telefônico é livre e pode ser feita a qualquer momento.

Caso algum serviço seja cobrado, sem que o correntista tenha solicitado, é possível reclamar no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do banco.

O Decreto 6.523/2008 determina que a empresa solucione o problema em até cinco dias úteis.

Vale lembrar ainda que o parágrafo único do artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor determina que o consumidor cobrado em quantia indevida tem direito ao ressarcimento, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

Por isso é importante estar sempre de olho na movimentação da conta e fazer valer seus direitos quando necessário.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também