Da redação
Segunda, 09 Abril 2012 – 17:06
Indicador Metropolitano e a Saúde na região metropolitana – Ouça o boletim by radiowebcamarasp
A Câmara Municipal de São Paulo divulgou hoje um estudo que pode orientar futuros investimentos em saúde pública na Região Metropolitana.
A 10a edição mensal do Indicador Metropolitano, referente a março, teve como base dados levantados pelo Ministério da Saúde sobre os problemas do setor.
Entre os 24 itens analisados, os dois principais critérios de avaliação levam em conta o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a efetividade do atendimento.
Numa pontuação de 0 a 10, a Grande São Paulo, que possui 39 municípios, ficou com 5,82, acima da média do Estado, de 5,77, e da nacional, de 5,47.
O índice também separa as cidades de acordo com a infraestrutura disponível, sendo que os grupos 1 e 2 são os que possuem as melhores condições.
Os integrantes dos grupos 3 e 4 têm pouca oferta de serviços de média e alta complexidade e os incluídos nas faixas 5 e 6 não contam com atendimentos especializados.
Na Região Metropolitana, a cidade de São Paulo é a única do grupo 1, enquanto 12 municípios estão no 5, não havendo nenhum no grupo 6, considerado o mais ineficiente.
O diretor da Consultoria Técnica de Economia e Orçamento da Câmara, Gilberto Rodrigues Hashimoto, disse que os resultados podem orientar políticas públicas para a saúde.
Indicador Metropolitano e a Saúde na região metropolitana – Ouça o consultor Gilberto Hashimoto by radiowebcamarasp
A versão completa do Boletim Metropolitano de Conjuntura Social e Econômica pode ser encontrada no portal www.saopaulo.sp.leg.br, no link Indicadores.