Ericka Perestrelo
Terça, 17 Abril 2012 – 13:51
Lançada Parceria Público Privada para habitação social – Ouça o boletim by radiowebcamarasp
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, participou nesta segunda-feira do lançamento da primeira Parceria Público-Privada (PPP) do país para a habitação popular ao lado do governador do estado, Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul.
Durante a cerimônia, foi assinada a autorização para que o Conselho Gestor das Parcerias Público-Privadas faça o chamamento público para a construção e reforma de 10 mil unidades habitacionais na região central da capital paulista e entorno.
A PPP será executada pela Secretaria Estadual da Habitação, por meio da Casa Paulista (Agência Paulista de Habitação), criada em setembro do ano passado com o objetivo de ampliar a captação de recursos e a oferta de moradias de interesse social.
A iniciativa viabilizará moradias populares nos distritos da Sé e República, além dos bairros no entorno do Brás, Bela Vista, Belém, Bom Retiro, Cambuci, Liberdade, Mooca, Pari e Santa Cecília.
A proposta é melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do Centro que moram em bairros distantes, e, ao mesmo tempo, contribuir para aliviar o sistema de transporte público, racionalizar o uso da infraestrutura local e promover a revitalização das áreas degradadas.
Kassab destacou a importância da medida, não só pela criação de unidades habitacionais, mas, principalmente, por ser implementada no Centro de São Paulo, contribuindo para a revitalização da área com agilidade.
Já o governador Geraldo Alckmin explicou que a proposta do programa é trazer o setor privado para investir nas áreas definidas no centro expandido de São Paulo em uma parceria com a Prefeitura, dentro da Lei Municipal de Zoneamento, e também atrair famílias de baixa renda para morarem na região.
Após a publicação do edital de chamamento no Diário Oficial do Estado, os interessados terão prazo de 30 dias para providenciar o cadastramento na Secretaria Executiva do Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas.
Os projetos deverão ser entregues num prazo de 120 dias e as obras terão início em 2013.
Parabéns pela iniciativa, à época! Deu certo ? Como ficou esta PPP?