Ericka Perestrelo
Quinta, 05 Dezembro 2013 13:53
Lapa deverá ter Estação de Transbordo de Resíduos by Web Radio Câmara SP
A nova estação de transbordo de resíduos sólidos, prevista no Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo para ser instalada no bairro da Lapa, foi tema de discussão na reunião da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, nesta quinta-feira.
A cidade de São Paulo produz, diariamente, 18 toneladas de lixo. Levando em consideração a distância entre os pontos de coleta residenciais e os aterros sanitários, as estações de transbordo foram criadas para aumentar a eficiência da coleta.
São paradas para que o lixo seja descarregado, compactado e enviado aos aterros, diminuindo o trajeto entre a coleta e destinação final dos resíduos.
Atualmente existem três estações de transbordo na capital: Ponte Pequena, na região central, Santo Amaro e Vergueiro. E agora uma quarta que está prestes a sair do papel.
No entanto a população ainda está insegura em relação a construção da nova estação. Segundo Amorim Dias Pereira, que vive na região há 40 anos, os moradores querem participar das discussões para que o transbordo seja instalado da melhor maneira possível.
O vereador Aurélio Nomura (PSDB), presidente da comissão, explicou que a Lapa já teve fama de ser um bairro do lixo, e concorda que esse assunto deve ser discutido com a população.
Rita de Cássia Ogero, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, destacou que o projeto vai ser debatido com os moradores do entorno.
O diretor de operações da Loga, concessionária responsável pela implantação da estação de transbordo, Edson José Stek, disse que a população não será afetada.
Segundo o projeto apresentado, além de tratar os odores, a estação será toda fechada, com tratamento acústico para evitar que os barulhos das máquinas atrapalhem a vizinhança, água de reuso será utilizada para limpeza do local, e os resíduos líquidos serão encaminhados para tratamento na Sabesp.
Luiz Atílio Roggero, arquiteto da unidade de aprovação de plantas da subprefeitura da Lapa, ressaltou que a subprefeitura vai fiscalizar para que a central tenha as instalações adequadas.
As audiências públicas com os moradores ainda não possuem data marcada e também ainda não há um prazo para instalação da Estação de Transbordo da Lapa.