Roberto Felizardo
O cantor e compositor Luiz Ayrão depositou nesta terça-feira cerca de 1 tonelada de lixo eletrônico nos contêineres localizados na entrada da Câmara Municipal de São Paulo, reservados exclusivamente para este tipo de descarte.
Entre os materiais estavam televisores, aparelhos de telefone, computadores, impressoras e até uma geladeira. Os equipamentos, segundo Ayrão, foram recolhidos entre amigos que desconheciam uma destinação adequada para eles. “Fiz uma coleta geral entre os amigos. Tudo o que recolhemos será reciclado e reaproveitado, por isso é uma iniciativa que deve ser estimulada e apoiada”, comentou.
Os contêineres para o descarte de lixo eletrônico estão posicionados na entrada do Palácio Anchieta desde o ano passado, por iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV). Através de uma parceria com a Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) e com a Silcon Ambiental, o material é recolhido e levado para reciclagem.
“Esse lixo é encaminhado para uma fábrica, onde os componentes eletrônicos são separados e reintroduzidos na indústria. Nada é jogado fora. É a reciclagem perfeita”, comentou Natalini, enfatizando que o lixo eletrônico indevidamente descartado é nocivo à natureza e à saúde humana.
Ainda de acordo com o vereador, mais de 100 toneladas de equipamentos foram recolhidos desde o início da campanha. Além dos contêineres na Câmara Municipal, existem pontos de coleta espalhados por várias regiões da cidade.
(20/3/2012 – 12h20)