Ericka Perestrelo
Segunda, 30 Setembro 2013 15:06
Mandato de vereadores cassados será restituído simbolicamente pela CMSP by Web Radio Câmara SP
No dia 9 de dezembro, a Câmara Municipal de São Paulo vai realizar uma Sessão Solene para restituir, simbolicamente, o mandato de 42 vereadores cassados por motivos políticos no período da ditadura militar.
A Web Radio Câmara São Paulo ouviu o ex-vereador Moacir Longo, eleito com 4.632 votos em 1963, pelo Partido Socialista Brasileiro. Empossado no dia 1º de janeiro de 1964, trabalhou como vereador na cidade por apenas três meses até ser cassado e preso pela ditadura.
Três meses foi tempo suficiente para presidir a Comissão da Lavoura, Indústria e Comércio, e participar como membro da Comissão de Finanças e Orçamento.
Nesse tempo também esteve presente em assuntos polêmicos como novas eleições da mesa diretora e quando denunciou na tribuna um acordo da prefeitura com uma companhia telefônica que ele considerava lesivo ao município.
Longo conta que só foi preso oito anos depois, em 1972 por agentes do Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna (Doi-Codi).
Moacir longo desconversou quando questionado sobre as torturas que sofreu durante os dois anos em que esteve preso.
Após a cassação, nunca mais se candidatou a outro cargo eletivo, e por isso diz que jamais imaginou uma homenagem dessas.
Moacir vai presidir a sessão solene para devolver de forma simbólica o seu cargo e de outros vereadores.
Hoje, Longo é considerado presidente de honra do Partido Popular Socialista (PPS).
A Sessão Solene será realizada no dia 09 de dezembro no Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal.