Haisem Abaki
O primeiro dia de debates do XI Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente foi aberto com uma palestra da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva. Ela falou sobre o papel do Brasil no contexto internacional em relação às medidas coletivas de combate ao aquecimento global.
Marina Silva avaliou que o País deu uma contribuição muito grande ao assumir uma meta voluntária de reduzir em 36,1% a emissão de gás carbônico até 2020. Segundo ela, a iniciativa serviu como “constrangimento ético” para que outras nações, como os Estados Unidos, também reduzam suas emissões.
Por outro lado, a ex-ministra criticou a aprovação do novo Código Florestal, que estipula regras para a preservação ambiental em propriedades rurais. Na opinião dela, o código é “nefasto” e representa o “retrocesso dos retrocessos”. Marina Silva acredita que os avanços conquistados pelo Brasil na redução do desmatamento podem ser eliminados com as novas regras aprovadas.
O Congresso, que está sendo realizado no auditório Elis Regina do Parque Anhembi, é um fórum de discussões dedicado ao debate da própria atuação ministerial, o papel da justiça, a legislação ambiental, o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental. A programação do evento prossegue até esta sexta-feira.
Ex-ministra Marina Silva participa de congresso do meio ambiente- Ouça o boletim by radiocamarasp5